Filmes

Mulher Maravilha – A DC sabe fazer bons filmes!

Mulher-Maravilha, além do mérito de ser o primeiro filme protagonizado por uma mulher, nesta nova fase dos heróis no cinema, também é o melhor da DC!

O ano era 2016, e o primeiro filme de uma super-heroína, como protagonista, não foi da Marvel. Apesar de hoje estarmos esperando ansiosamente pelo filme solo da Viúva Negra, o caminho foi aberto por uma personagem da DC Comics: Mulher-Maravilha. Este filme não tem só o mérito de ter sido o primeiro com uma mulher protagonizando, mas também tem o mérito de ser o melhor filme da DC, em sua atual fase nos cinemas. Pelo menos, até agora.

Em seu filme, vemos a origem de Diana Prince, com muito mais informações sobre sua vida em Themyscira, além dela ser uma Amazona e viver numa ilha escondida, por Zeus, dos homens. Até ela ser confrontada com a missão das Amazonas na terra e o fato de que os homens estão em uma “guerra sem fim”.

O filme é totalmente diferente das outras produções da DC, para os cinemas, nos últimos anos. Ao contrário de Batman vs Superman, onde há a primeira aparição da super-heroína, o filme não é um amontoado de cenas escuras sem um motivo aparente. De fato, em alguns momentos, as cenas perdem o tom, mas só quando é necessário. Isso fica bem evidente no contraste das cenas na Ilha Paraíso com as cenas em Londres, ao céu aberto, ou no campo de batalha. A cor finalmente dá o tom da cena.

Um outro ponto positivo é a atuação de Gal Gadot. Temos, em boas medidas, uma mulher extremamente forte, por vezes ingênua (mais pelo choque de culturas do que qualquer outra coisa), mas que sabe se virar sozinha. Aliás, na maioria das vezes, se sai melhor sozinha, no campo de batalha, do que com a ajuda de qualquer outra pessoa.

Aliás, se pararmos para pensar nas motivações que ela acredita que culminaram na primeira guerra mundial, e tendo em vista o que aconteceu ao final do filme (que eu não vou contar para não estragar a experiência de quem ainda não viu), quais teriam sido os motivos para a segunda guerra? Será que teremos algum vislumbre desse acontecimento no próximo filme da heroína, o Mulher-Maravilha 1984? Ele sairá agora, em 2020.

Numa comparação geral, o filme de Mulher-Maravilha está dentro do padrão que a Marvel acabou estipulando para o típico filme de apresentação de super-herói. Tem seus méritos, apesar de não ser o MELHOR FILME DE HERÓIS DE TODOS OS TEMPOS, mas ainda tem o mérito de ser o melhor filme do universo cinematográfico da DC.