Séries e TV

História – Direto ao assunto MESMO!

A nova série da Netflix, “História – Direto ao Assunto”, leva a sério o próprio nome. E isso é ótimo!

A Netflix lança muita coisa. Algumas interessantes, outras nem tanto. No início de maio, a Netflix lançou sua nova série original britânica, sobre história, a History 101. No Brasil, ganhou o título de História: Direto ao Assunto. E vou te contar: Eu gostei mais do que deveria.

“História – Direto ao Assunto” é uma série sobre… Bem… História. A cada episódio, um tema esmiuçado em 22 minutos ou menos, em uma linguagem rápida e de fácil compreensão, sempre usando dados históricos e estatísticas para fundamentar todos os fatos que estão sendo expostos na tela.

Eu sou um grande fã de história, e com History 101 não foi diferente. Sua linguagem simples torna os episódios muito interessantes, ao mesmo tempo que trata de falar sobre assuntos em voga – Nos episódios que assisti para esta análise, os três primeiros episódios, tem episódios sobre o início e a ascensão dos fast-foods nos Estados Unidos, a corrida espacial e um episódio sobre o milagre chinês – e como política e economia andam totalmente separados para o público interno – mas juntos, para o público externo.

É como um vídeo do YouTube bem produzido

Assistir aos episódios também pode trazer uma estranha sensação. A série parece mais um canal de YouTube bem produzido. Mas, apesar deste estranho aspecto, isso pode soar bem. Isso por conta de que, se você está acostumado a apreciar este tipo de conteúdo no YouTube, esta série não lhe parecerá tão estranha. Apenas não terá alguém pedindo por joinhas no final.

Os episódios são bem estruturados, e se preocuparam em dar um contexto para as informações histórias bem fundamentada, ao mesmo tempo que evita dar algum tipo de comentário pessoal. Tudo fica no campo jornalístico e histórico de mostrar fatos e pesquisas. Entretanto, talvez isso não valha para o episódio sobre a China.

Eu realmente recomendo esta série. Entretanto, ela só valerá a pena se você gostar de história. Os episódios da série estão disponíveis na Netflix. Se você tiver alguma sugestão de conteúdo, entre em contato.